Haim Erel - Doctoralia.com.br
×
  (85) 4008.0555   |     (85) 9.9928.8853

Blog

Ginecomastia - Cirurgia de redução das mamas!

 A ginecomastia é um aumento benigno do tecido mamário masculino. Pode ser definida como a presença de mais 2 cm de tecido mamário palpável, firme, subareolar e ductal.
Estima-se que pelo menos um terço dos homens, ao longo da vida, tenha ginecomastia. Este aumento das dimensões do tecido mamário geralmente ocorre no período de alteração e estímulo hormonal, seja na infância, adolescência ou idade adulta.

Tipos de Ginecomastia
Existem dois tipos: a verdadeira, que refere-se ao aumento do tecido glandular; e a pseudoginecomastia, que é o aumento da mama devido ao depósito de gordura na área (lipomastia).

Tratamento
Como a ginecomastia transitória ocorre durante a puberdade, geralmente se resolve sozinha. Dentro de 3 anos, 90% dos casos é resolvido sem tratamento ativo. No entanto, mamas com mais de 4 cm de diâmetro podem não regredir completamente. Daí, o tratamento é normalmente cirúrgico, podendo ser realizado sob anestesia local ou geral. Algumas vezes pode ser útil a lipoaspiração do tecido mamário, principalmente quando associado a lipomastia. Quando optado pela cirurgia clássica, realiza-se um corte em semi círculo ao redor da aréola. Os benefícios do tratamento são bastante importantes, levando a uma melhora na auto-estima, ressocialização e melhor qualidade de vida.

Pré operatório
No caso de uma correção cirúrgica, é necessário que o paciente faça os seguintes exames:
• Hemograma completo;
• Dosagem de sódio, potássio, uréia, creatina;
• Coagulograma completo;
• Glicemia de jejum;
• Exame comum de urina com urocultura;
• Eletrocardiograma;
• Ultrassonografia das mamas.

Com esses exames em mãos, o cirurgião poderá verificar se o paciente está apto para ser submetido a intervenção. Ele precisará ter uma internação de 12h antes da cirurgia, que durará entre 1h e 2h.

Pós operatório
Geralmente não dói, o resultado definitivo é após 3 meses da cirurgia e precisa do uso da cinta cirúrgica por 30 dias e das sessões de drenagem linfática. Esses procedimentos visam o melhor resultado final. Mas, a cirurgia é simples e não costuma ter grandes complicações após o procedimento.

Recuperação
Após 30 dias o paciente já pode iniciar as atividades físicas. Por ser uma cirurgia simples, já após 24h o paciente pode tomar banho completo. Também por isso não há a necessidade de ir retirar os pontos.
Para saber mais sobre o procedimento cirúrgico da para reversão da ginecomastia, entre em contato com um cirurgião plástico experiente e da sua confiança!