O objetivo da blefaroplastia é remover o excesso de pele das pálpebras superiores e as chamadas “bolsas” de gordura das pálpebras inferiores, com a finalidade de restabelecer uma aparência mais harmoniosa e rejuvenescida à região periocular.
Em casos de flacidez acentuada das pálpebras inferiores, associados ou não ao ectrópio (eversão palpebral), pode ser necessária a realização de cantopexia, técnica de fixação que auxilia na sustentação e posicionamento adequado da pálpebra.
A blefaroplastia atua, portanto, na remoção dos excessos cutâneos e adiposos, bem como na correção da frouxidão muscular local, visando benefícios funcionais e estéticos. Ressalta-se, contudo, que linhas de expressão perioculares, como os “pés de galinha”, não são corrigidas por este procedimento, por estarem além da área de atuação cirúrgica.
É importante destacar que a cirurgia palpebral isolada não proporciona rejuvenescimento global da face, sendo, em muitos casos, recomendada sua associação a outros procedimentos complementares para resultados mais abrangentes.